Seja Bemvindo ao SIHORE
Conheça o Autor do SIHORE
Conheça o SIHORE
Assista o Videos
Fale Conosco

Para a Homeopatia:

 

Repertório do SIHORE


Fiz o curso do Instituto Hanemanniano do Brasil (IHB) em 1983-1984.Em 1987, quando fazia o curso do Dr Gamarra fui traduzindo o repertório de Kent-Eizayaga para o português. Em 1989 quando lancei o primeiro Sihore ele já estava todo em português e, além disto, inclui dentro dele os sintomas do Sensations As If de Herbert Roberts.Também na ocasião inclui muitos sintomas que o Dr Gamarra nos passava, como, por exemplo, (LIMPA BEIJINHO) que não existe nos repertórios.Posteriormente comparei as rubricas com o Synthetic Repertory de Barthel (3 volumes).Ao ser lançado em 1995 o repertório do Dr Ariovaldo peguei este e mais o Synthesis Repertorium Homeopathicum Syntheticum do Dr Frederik Schroyens e passei a comparar rubrica a rubrica com o que eu tinha. Atualmente este trabalho está completo e temos assim o repertório do Sihore contendo todas as rubricas destes repertórios.Os códigos dos agregados assim seguem ou um ou outro repertório.Rubricas que existem e não nestes dois últimos, muitas delas são assinaladas no sintoma. Todo o repertório é em português e inglês podendo escolher a língua preferida.Quanto aos capítulos existentes para que os usuários do Sihore tenham sucesso na sua clínica, para aqueles que estão acostumados com o Synthesis têm-se todos seus capítulos; já para aqueles acostumados ao repertório do Dr Ariovaldo, os capítulos extras foram criados. Mas em realidade Sihore contem muito mais sintomas que estes dois já que temos o As If do Roberts e muitos agregados ao longo do tempo ouvidos dos mestres da escola do Dr Gamarra bem como de estudos realizados nos mestres da escola Argentina (como o Dr Bronfman).

 

 

Miasmas – Sihore máximo V3.0 adicionou o conceito de miasmas ao seu repertório. Usando os livros que tratam da matéria SIHORE já colocou em todo o repertório as informações miasmáticas de cada sintoma.Mas deixou aberto para que os usuários alterassem quanto de miasma (psora,sicose,sífilis) cada sintoma tem.

 

Este grau miasmático de cada sintoma vai ser levado em consideração para o cálculo do grau miasmático de cada remédio. Com isto você pode ser auxiliado na repertorização, por um processo inédito de SIHORE, com uma análise miasmática que lhe ajuda a ver quais os remédios miasmáticos mais indicados ao paciente.

 

Acreditamos ser este conceito de grau miasmático de um remédio bem intuitivo. Por exemplo, se um remédio aparece em SUICÍDIO podemos dizer que ele tem algo de sifilítico. Se o mesmo também aparece em RESERVADO já podemos dizer que também tem algo de sicótico. Segundo o Dr Prafull temos que perseguir uma Homeopatia mais científica aos dias de hoje, ou Previsível como ele denomina.

 

Nos livros que tratam da parte miasmática falam que tal remédio tem tal miasma mas não definem quanto. Hahnemann nos fala em “enfermidades crônicas” de alguns. Ghatak nos dá outra lista. Prafull outra. Ortega também. No repertório temos, por exemplo, Psora com com 217 remédios (Barthel). Já no do GESH temos o mesmo sintoma com 347 remédios.Assim o que propomos é usando a computação associada a matemática ao longo de alguns anos construirmos um repertório miasmático, então poderemos saber perfeitamente o grau miasmático de um remédio.

 

 

Sihore na realidade é uma maquina de fazer repertório, pois lhe permite:
1 – Criar novos capítulos
2 – Copiar sintomas de um capítulo para outro
3 – Alterar textos num capítulo, exemplo TEMOR para MEDO.
4 – Incluir, Alterar ou Excluir sintomas num capítulo.
5 – Pesquisa a matéria médica automaticamente criando um sintoma.

 


Além destes capítulos incluímos Gerais e Psiquismo (estes só em português) cedidos gentilmente pelo grupo do GESH pelo Dr Aldo Farias em 1990. Temos também um capítulo Emoções que trata de Florais de Bach cedido pelo colega Dr Flávio Vervolet. Mas com as ferramentas apresentadas você pode facilmente criar um capítulo, por exemplo, Criança, com todas as rubricas do repertório onde aparece a palavra criança (útil para os pediatras)

 

Matéria médica: para Sihore cada remédio é um texto, com suas várias matérias médicas. Sihore distribui quase 1800 textos de matéria médica. Cada remédio chega a ter 30 ou mais matérias médicas. Estes textos são atualizáveis pelo Word, e são acessíveis facilmente na hora da consulta, dentro da anamnese de seu paciente. Sihore não cobra por matéria médica. Veja, por exemplo, as existentes para Nat-c: Lathoud, Estudo aula, Allen Keynotes, Nash, Keynotes, estudo aula RJ, Allen keynotes, Zissu, Candegabe MMC aula, Candegabe revista Ateneo, Bronfman MM revista Ateneo, Shaffer aula APH, Trentin revista Ateneo, Mirian aula APH, Boericke, Lathoud/Vijnovsky estudo, Estudo Dr Nelson Campo Grande, Vannier, Broussalian, Kent MM, Boger MM, Hering, Hahnemann, Timothy Allen.

 

 

Tem-se vários livros completos, como: Timotthy Allen - enciclopédia de matéria médica pura,Hahnemann - doenças crônicas, Hering - The guiding symptoms, Kent - matéria médica, Henry Allen - keynotes, Clarke - dictionary of practical MM, Lathoud MM. Além dos textos de matéria médica, tem-se artigos de congresso, o Organon completo e várias textos de doutrina dados nos cursos de Homeopatia. Atualmente tem-se até mais dos que estes citados. Isto é Sihore está em evolução.

 

 

 

SIHORE NÃO USA QUALQUER RECURSO DE IMPEDIR QUE VOCÊ MANIPULE ESTES DADOS, ELES SÃO SEUS, PODENDO ATUALIZÁ-LOS.OS OUTROS SOFTS NÃO SÃO ASSIM.

 

 

 

Para a Acupuntura:

 

Programa especialista ACUPUTURA:
Regras SE-ENTÃO construidas com:
77 regras dos padrões de desarmonia segundo "Os Fundamentos da medicina Chinesa de Giovanni Maciocia"
200 regras segundo o livro "Selecionando os pontos certos de acupuntura de Geng Junying"
Estas regras são alteráveis segundo a sua experiência, e são usadas na consulta do paciente.
Figuras dos meridianos e descrição de seus pontos compilados dos principais livros de acupuntura.
Você pode construir seus arquivos usando o WORD para lhe ajudar na consulta.


HOME | AUTOR | VIDEOS | SIHORE | SUPORTE | COMPRAR | FALE CONOSCO
Copyright 2013 © SISTEMA DE HOMEPATIA REPERTORIAL